Os jogos políticos e econômicos internacionais e a responsabilidade de todos - mapeamento de ocorrência e ações de legislações e organismos internacionais
Por: Luciana Vassallo Costa
1º. Capítulo: Apresentação
O lixo é um dos maiores problemas da sociedade hiper-industrial contemporânea, principalmente dos países mais desenvolvidos que têm níveis maiores de consumo – e de consumo de ponta. Já que não possuem espaço e não querem acumular em seu território “lixo indesejável”, como lixo tóxico, com componentes de computadores, químicos e outros, diversos países lançam esse material nos oceanos, ou fazem a chamada “exportação de lixo”, com destino principal os países subdesenvolvidos.
Os principais destinos dos navios carregados de containers de lixo tóxico são países da Ásia e da África, estes que incinerarão o lixo ou o descartarão em seus territórios sem os devidos cuidados ambientais, na maioria dos casos. Os danos ambientais são gravíssimos desde o início desse processo, com perigo de poluição oceânica no trajeto e, ao final, de poluição terrestre do destino que o lixo tiver.
Essa série tem como objetivos, em seus diversos capítulos que terá, mapear e entender as causas e consequências da chamada exportação de lixo que ocorre legal ou ilegalmente entre os países, levando em consideração tanto a poluição marítima que ocorre no trajeto (ou como ‘alternativa’ à exportação de lixo, quando este é jogado ao oceano), quanto a poluição ambiental terrestre do destino que o lixo terá. Visto isso, procurar-se-á listar e analisar as legislações e acordos internacionais vigentes sobre o assunto, além de enumerar possíveis jogos políticos e econômicos envolvendo a questão do lixo no âmbito da sociedade internacional.
Assista, abaixo, um vídeo simples que explica de forma eficiente um pouco dos danos ambientais que a poluição dos oceanos causa à natureza e aos próprios seres humanos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário