2º. Capítulo: Lixo – os restos indesejáveis do desenvolvimento tecnológico e econômico (Parte 1)
Por: Luciana Vassallo Costa
O jornal online “Correio Internacional” publicou em outubro de 2009 uma matéria intitulada: “Europa: Contrabandeando Lixo para Países Pobres”. O artigo destaca uma observação muito importante acerca do assunto de exportação, no caso tráfico, de lixo: com o aumento das preocupações ambientais iniciando-se principalmente no final do século passado, as leis ambientais e a preocupação ambiental aumentaram no âmbito de fóruns nacionais e internacionais, resultando em maior rigidez, ao menos normativa. A exportação de lixo tornou-se um ótimo negócio internacional, como expõe o artigo, visto que países ricos com bom desenvolvimento e produção de alto nível tecnológico podem escapar, dessa forma, às rígidas leis ambientais de descarte e tratamento de lixo imputadas às empresas caso o lixo fosse descartado no próprio país. Sendo assim, uma “ótima” solução encontrada é “jogar o lixo na casa do vizinho”, mesmo que esse vizinho seja pobre e não tão próximo. E o fator do vizinho ser pobre, ou um país em desenvolvimento, termina sendo um diferencial ainda maior para facilitar o descarte desse lixo indesejável.
"Rotterdam, o porto mais movimentado da Europa, involuntariamente se tornou a maior porta de saída de lixo europeu, que é destinado a lugares como China, Indonésia, Índia e África. Lá, resíduos eletrônicos e detritos de construções contendo resíduos químicos tóxicos são geralmente desmontados por crianças com uma grande ameaça à sua saúde. Outros materiais que deveriam ser reciclados de acordo com a legislação européia podem ser simplesmente queimados ou deixados para apodrecer, poluindo o ar e a água e liberando gases que aumentam o aquecimento global." (Disponível em: < http://www.correiointernacional.com/archives/1768 >. Acesso em 19/09/2011)
O contrabando não é só de lixo tóxico de empresas, ou de peças de informática e eletro-eletrônicos descartados – é também, e em grandes quantidades, de lixo doméstico. Imagem disponível em: < http://noseoutrosolhos.blogspot.com/2011/04/rio-grande-do-sul-e-sao-paulo-entraram.html >. Acesso em 19/09/2011.
Referência:
EUROPA: Contrabandeando lixo para países pobres. Disponível em: <http://www.correiointernacional.com/archives/1768 >. Acesso em 19/09/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário