Por: Diogo Joaquim dos Santos
As reportagens com diagnósticos mais comuns a respeito da pirataria no Chifre Africano alardam o modo de ação dos chamados 'piratas somalis' e os colocam como homens naturalmente traiçoeiros. Ocorre que a pirataria não é uma prática que nasceu no século XXI e, muito menos, da iniciativa privada dos somalis, como fosse independente de todas as formas de resistência da população a um certo processo.
Regularmente, a sociedade civil organizada, a população somali em geral e pesquisadores retratam às grandes organizações sobre o que ocorre nas águas da Somália. "Eles não estão só a roubar o nosso peixe, querem impedir-nos de pescar,” disse um pescador da cidade de Merca ao IRIN (Integrated Regional Information Network), órgão das Nações Unidas. Segundo o relatório do jornalista e consultor Mohamed Abshir Waldo, os piratas somalis chamam a pesca IUU (Illegal, Unreported and Unregulated) de 'terrorismo econômico'. Entre os navios que exploram ilegalmente as águas da Somália, há os italianos, coreanos, ucranianos, indianos, egípcios e do Iémen.
Muitos desses navios foram capturados pelos pescadores da região, que requereram uma quantia de resgate por parte dos países envolvidos. No entanto, as máfias locais e internacionais atuam em contato direto, por meio de licitações de exploração em determinados períodos e locais no ano, e estão conseguindo legitimar a exploração, ainda de modo desenfreado e inconsequente com a situação da população local.
FAJARDO, José Carlos García. Los auténticos piratas de los mares. Disponível em:http://www.garciafajardo.org/articulosccs/ecologia/los_autenticos_piratas_de_los_mares.htm. Acesso em: 05 de Novembro de 2011.
GUEDES, Renato. Entrevista com Mahad Omar: “Não lhes chamamos piratas. Chamamos-lhes guarda costeira da Somália”. Revista Rubra nº 6. Portugal
¹JOHANN, Hari. You are being lied to about pirates. Disponível em:http://www.huffingtonpost.com/johann-hari/you-are-being-lied-to-abo_b_155147.html. Acesso em 27 de outrubro de 2011.
WALDO, Mohamed Abshir. THE TWO PIRACIES IN SOMALIA: Why the world ignores de other?. 2009. Disponível em http://wardheernews.com/Articles_09/Jan/Waldo/08_The_two_piracies_in_Somalia.html. Acesso em 22 de Novembro de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário