quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A exploração marítima e suas consequências ambientais e geopolíticas

Os impactos ambientais da exploração marítima

Por: Victor de Souza Goes

           Anteriormente, viu-se como está sendo dada uma das mais atuais disputas por recursos minerais na atualidade. Entretanto, é sabido que a exploração marítima pode causar sérios danos ambientais, tanto locais como aqueles os quais são propagados para uma distância maior, por causa dos movimentos constantes das águas.

           Abaixo, tem-se uma figura a qual foi encontrada em uma pesquisa realizada por três estudiosos, Abílio Gomes, Jorge Palma e Cleverson Silva. Essa figura mostra quais são os efeitos causados pela exploração mineral marítima na fauna local, tanto em curto como em longo prazo. 


De acordo com os autores mencionados, a exploração dos recursos marítimos tende a aumentar ainda mais nos próximos anos, visto que os minerais dos ambientes terrestres estão se tornando cada vez mais escassos. Dessa forma, é imprescindível que estudos prévios sejam realizados anteriormente à exploração, junto a monitoramentos constantes os quais levem em conta o andamento seguro das explorações, tanto para o meio ambiente como para os próprios trabalhadores envolvidos.



É de extrema importância relembrar o que a falta de segurança durante uma atividade de extração no mar tem condições de causar. Trata-se de casos polêmicos como o do acidente da empresa petrolífera britânica BP, ocorrido no ano passado em uma de suas plataformas, no Golfo do México. O desastre foi responsável pela morte de 11 pessoas devido à explosão da plataforma, juntamente com o vazamento de milhões de litros de petróleo no oceano, causando um prejuízo econômico e ambiental sem precedentes na costa sul dos Estados Unidos. Abaixo, encontram-se algumas fotos do local após o acidente, responsável pela poluição de uma área natural imensa onde se encontrava a plataforma de extração de petróleo Deepwater Horizon.



     

      Petróleo flutua sobre o mar na região do parque estadual de Grand Isle, no Estado da Louisiana, EUA. (fonte:http://noticias.r7.com/internacional/noticias/empresa-retoma-operacao-para-conter-vazamento-nos-eua-20100528.html)



Repórter nada sobre região onde ocorreu o acidente da BP (fonte: http://planetaterra2010.files.wordpress.com/2010/06/7aca65406b866e9df2239b2dfcc54439.jpg?w=300)   



Referências:

   


                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário