quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Problemas Fronteiriços: Vazamentos de petróleo no Golfo do México, problemas para os vizinhos


Por Thales Cantero Correa

            No dia 21/04/2010, os Estados Unidos se depararam com aquele que seria o maior desastre nacional de toda a sua história. Uma plataforma de petróleo localizada no Golfo do México explodiu, devido a falhas técnicas da empresa responsável pela perfuração da reserva.
            Tal desastre fez com que aproximadamente 780 milhões de litros de petróleo contaminasse a região, fazendo com que a flora e a fauna da região fosse fortemente afetada pela poluição, vitimando centenas de golfinhos, tartarugas e aves, por exemplo.
            Vê-se que tal pro 10% da mancha de petróleo que se estendeu pelo Golfo do México chegou ao litoral, causando queda no turismo não só das regiões afetadas, mas de quase todo o litoral, não só dos Estados Unidos, mas também do México, pois com o incidente, os turistas já não sabiam mais se as águas estavam contaminadas ou não. Vê-se então que um erro americano, em águas internacionais, pode atingir terceiros, que até então, não estavam relacionados com o acidente como é caso do já citado México, que teve que arcar com todos os problemas já citados, o que tornou o problema americano um problema sem fronteiras, atingindo a outras localidades da região.
            O litoral do estado norte americano da Louisiana correu risco de ser fortemente agredido pelo vazamento, o que levou o governo dos Estados Unidos declararem Catástrofe Nacional, uma vez que o estado é o maior produtor de frutos do mar dos EUA.
            Tal incidente chama a atenção para um maior cuidado para as empresas petrolíferas na hora da exploração desta matéria prima uma vez que se não manuseada com cuidado, pode causar danos semelhantes aos do Golfo do México, senão, maiores.


O presidente dos Estados Unidos Barack Obama visita uma das praias afetadas pelo vazamento de petróleo no Golfo do México. Espera-se que tal incidente seja um alerta para um maior cuidado ao lidar com a extração desta matéria-prima. Imagem disponível em: <http://www.moglik.com/i/ay/kb_barack-obama-petroleo.jpg> Acesso em 09/11/2011

Referências:
<http://oglobo.globo.com/ciencia/vazamento-da-bp-no-golfo-do-mexico-completa-um-ano-2793457> Acesso em 09/11/2011
<http://www.claudiodimauro.com.br/interna.php?id=4&col=5&n=32> Acesso em 09/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário