Por: Lorena Vedekin
Tsunamis são um dos fenômenos mais devastadores que temos vivenciado nos últimos anos. Seu poder de destruição é impressionate e tem contribuido para aumentar cada vez mais os números de refugiados, sendo estes forçados a buscarem outros lugares para recomeçarem suas vidas.
“Tsunami, denominação derivada do japonês que significa onda de porto, corresponde às ondas provocadas por deslocamento da crosta oceânica que empurra a massa de água para cima, além do deslocamento de terras e gelo ou impacto de um meteorito no mar.” (Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/tsunami.htm>. Acessado em 16 de Novembro de 2011)
Inúmeros são os fenômenos que podem desencadear um tsunami. No entanto a maioria são formados na zona de subducção, também conhecidas como depressão tectônica que é a área onde uma placa tectônica desliza por debaixo da outra. Essas zonas são potenciais de focos sísmicos por causa desse enquadramento geológico. O atrito entre essas placas pode liberar uma quantidade enorme de energia causando estragos incalculáveis. A região do Oceano Pacífico é uma das regiões mais propensas a esse tipo de catástrofes.
Imagem disponível em: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXVTGuYWt-4yjPRSi5ujyKvnXLxPyUVvHNkXXf-wdzp9W3JWM8CBfxJJbBImG0AjAydlISqkEgzmUPvfSJeCP4ZONWR6-F5jbj8meE6hn5cQi0oOw66mLZhUeKIMJ3rQL1f6ZZnrjxlBIT/s1600/tsunami-formation.gif>. Acessado em 16 de Novembro de 2011.
A força com que essas ondas gigantes atingem a costa é arrasadora. No ano de 2004 e também este ano duas tragédias ocorreram após tsunamis que entraram para história devido sua magnitude.
Falaremos sobre esses episódios nas próximas postagens.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário